domingo, 7 de maio de 2017

PROJETO - FAZENDO UMA GERAÇÃO FORTE

Este projeto é grande e não deve ser feito em uma única aula, a criança precisa conhecer o tema e de tempo para assimilar o que aprendeu, então aconselho um tema por aula e explore bem cada um deles.        

Este projeto surgiu, pois tenho observado ao longo do tempo, crentes fracos, que se abatem logo na primeira luta e deixando o desespero tomar conta da situação.

Uma geração fracas, pois quase não oram, jejuam 1 vez ao ano, leem pouco a Bíblia, se esquecem que isso tudo é alimento para nosso espírito ficar forte e combatermos as lutas.


Não podemos deixar com que as crianças cresçam com esse hábito,  pois as crianças são frutos do meio em que vivem.


O melhor momento para que aprendam, é na infância, assim crescerão já sabendo como ser um cristão forte. 

Vamos trabalhar neste projeto:
  • Ir a Igreja
  • A Bíblia
  • Oração
  • Jejum


IR A IGREJA

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR!” (Salmo 122: 1)

Nossas crianças tem sido um alvo para o Diabo, pois ele sabe que elas não são só o futuro da igreja, mas são o presente também. Não podemos deixar que eles tenham como referência a vida mundana. Precisam crescer dentro da Casa do Pai, conhecendo seus mandamentos e a importância de uma vida cristã.


A personalidade de uma criança é formada nos primeiros anos de vida. Assim como elas estão abertas para conhecer a Jesus, também estão para as coisas erradas.

“Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa.” (Provérbio 20.11)

O Mundo está fazendo nossas crianças crescerem antes do tempo, muita tecnologia e pouco de Deus.

Ir a igreja é fundamental para que a criança aprenda separar as coisas do mundo e as coisas de Deus, lá estão tias e tios preparados para levar as crianças a ter conhecimento da palavra de Deus e assim os levar a Salvação.

É importante também que a igreja esteja pronta e adaptada a receber as crianças como tem que ser, tendo salas especificas, pois criança não aprende como adulto. Evangelização infantil tem todo um trabalho que é totalmente diferente de um culto normal. Temos que usar uma linguagem apropriada para alcançar o entendimento da criança.


A BÍBLIA

Não tem como ensinar sem conhecer!

A Bíblia é o manual da nossa vida, nela aprendemos o que fazer, como, onde e principalmente tudo baseado em fatos reais. 

Criança que lê a Bíblia, aprende a ter uma caráter cristão, conhece os mandamentos, aprender que Deus a ama e estará sempre ao lado de nós mediante os problemas.

Incentive aos pai a presentear seus filhos com uma Bíblia. No mercado exitem uma infinidade de Bíblias para criança, onde são traduzidas com uma linguagem de fácil entendimento.

Tia, não esqueça que a Bíblia é um recurso indispensável na sala de aula. Veja no vídeo abaixo:









A ORAÇÃO


Devemos orar com fé:

 “E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”  (Mt 21.22).

Orar é falar com Deus. Quando agradecemos a Deus por suas dádivas, expressamos nossos problemas, esperamos com confiança. Devemos chegar a Deus com fé.

A oração verdadeira  torna-nos fortes.  Quando oramos, recebemos conforto do céu.

A oração pode ser feita:
  •  De joelhos (Efésios 3.14). Muitos consideram esta a melhor maneira de se conversar com Deus, pois é uma demonstração de submissão, reverência e humildade.
  • De pé (2 Crônicas 20. 5-6)
  •  com as mãos unidas ou com as mãos levantadas (I Timóteo 2:8), 
           ou seja, em qualquer posição.


RECURSO - ENSINANDO A ORAR





FIXANDO A LIÇÃO - Atividade

 Mãozinha aprendendo a orar

Veja o vídeo de como fazer: https://youtu.be/yAycEUz-VUM

Basta imprimir e colar em uma base, deixando somente os dedinhos soltos. Vejam no vídeo como fazer





Se forem crianças pequenas, já corte e cole.
Se crianças grandes, deixe que cortem e cole



FIXANDO A LIÇÃO - LEMBRANCINHA

Tapete da oração

Com uma folha de EVA, faça um tapetinho e ensine como usar.



"Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai"
Efésios 3.14

Vídeo com o passo a passo






O JEJUM - MOMENTO DE CONSAGRAÇÃO

Muitas pessoas não concordam com o fato de criança Jejuar, mas se está na Bíblia, deve ser ensinado SIM! 
Claro que com sabedoria por você...

Primeiro explique o que é JEJUM.  

JEJUAR é abstinência, ou seja, é deixar de fazer elas mais gostam por amor a Deus, mostrar para Deus o que podemos deixar de fazer para agrada-lo e termos comunhão com Ele.

 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. Daniel 9:3


Jejuar constitui uma forma de humilhação perante Deus. O jejum deve ser acompanhado de confissão de pecados. É também um meio de mostrar nossa dependência do Senhor: “Nós, pois, jejuamos e pedimos isso ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações” (Ed. 8. 23). Por meio do jejum, buscamos novas forças e poder para enfrentar o mal e as oposições. Também, dedicamos nossa vida  ao Senhor.

O jejum deve ter objetivos e não ser feito por fazer ou porque um amigo ta fazendo.

Devemos pensar: Quais são os motivos por que desejo entrar em consagração a Deus? 

Devo colocá-los diante de Deus. Coloque seus motivos para o Senhor.

Devemos, ao final do período, entregar o jejum e agradecer a Deus, pois Ele nos concedeu forças para efetuá-lo. Entretanto, não devemos esquecer que, o mais importante do jejum não é o tempo que se “gasta” com ele, mas o espírito do jejum: um coração que se quebranta diante de Deus.



Jejum das Delícias - Como fazer



Este Jejum é bem legal e uma ótima opção para que as crianças entendam na prática o que é jejuar.

Já que é o jejum das delícias, cada um vai pensar no que mais gosta de comer ou fazer que considera uma delicia (exemplo: o que costuma comer todos os dia, como: pão ou ficar na internet) e durante 1 hora não poderá comer ou fazer essa delícia.

Lembre-se: Não deixe o tempo muito longo, pois são crianças.




Tenham todas uma boa aula e não se esqueçam de fazer o apelo sempre!
Deus abençoe!!

Um comentário:

Unknown disse...

Amei a ideia aprendi muito obrigada tia Helô