sexta-feira, 17 de maio de 2013

EBF Uma Herança Real - 3 dias




UMA HERANÇA REAL
“Quem vencer herdará todas as coisas...” Ap. 21:7.


1 - INFORMAÇÕES GERAIS

TEMA DA EBF
A Escola Bíblica de Férias para 2012 traz como tem “UMA HERANÇA REAL”. 
É uma EBF que servirá para as crianças aprenderem sobre o caráter de Deus, ao estudarem lições que falarão dos reis e rainhas da bíblia.  Em cada lição apresentada, as crianças verão como Deus se revelou para estes reis e como conduziu a sua história.
Através do rei JOÁS AS CRIANÇAS APRENDERÃO QUE Deus tem um plano especial em cada vida.  O plano de Deus era que Joás incentivasse o povo de Israel a voltar aos pés do Senhor, purificar o templo e continuar a prestar cultos e adoração ao Deus verdadeiro.
Com o rei DAVI aprenderão que quando obedecemos as instruções do Senhor, Ele nos mostra seu poder e nos capacita para as tarefas que nos designou a fazer.  Deus ouve a nossa oração e nos dá sabedoria.  Assim nós somos dirigidos pelo Senhor que manifesta seu poder em favor de nossas vidas.
A rainha ESTER trará lições que farão as crianças compreenderem que Deus nos ajuda nos momentos difíceis da nossa vida. Ele não nos deixa só quando precisamos de sua intervenção.  Assim como Ele salvou o seu povo  nos salvará também.
Ao término de cada lição devemos falar as crianças sobre o REI dos reis  e Senhor dos senhores que é o nosso SALVADOR JESUS.  Devemos dizer a elas que Jesus venceu a morte, o diabo e o mundo para nos salvar e que Ele voltará vitorioso e dará um reino celestial a todo aquele que for fiel.  Se vencermos o pecado e o aceitarmos reinaremos com o REI JESUS.
Nessa hora é lançado o convite as crianças não evangélicas, se houver alguma decisão deve-se anotar o nome e endereço da criança e fazer uma oração  junto com ela.

2 – OBJETIVOS GERAIS:

-  Compreender que Deus tem um plano especial na vida de cada pessoa
-  Desejar ser fiel a Deus para desfrutar da operação do seu poder
-  Dedicar-se a Deus compreendendo o valor da oração e da confiança
-  Preparar-se para vencer o pecado e receber a herança de Deus no céu


3 -  PROGRAMAÇÃO
A EBF UMA HERANÇA REAL  SERÁ REALIZADA EM TRÊS DIAS

PROGRAMA
 14:00  - Recepção das Crianças
 14:10  - Oração e Cântico da E.B.F
 14:15  - Leitura Bíblica e  oração
 14:20  - Grito de Guerra
 14:30  - Tema da E.B.F e versículo chave
 14:40  - Hino Oficial da E.B.F
 14:50  - História Bíblica e fazer o convite
 15:20  - Atividades escrita
 15:35  - Hino da Lição
 15:45  - Momento Missionário
 16:00 - Oração de encerramento e entrega do lanche.

4 – ORGANIZAÇÃO DAS SALAS

As salas serão organizadas por sua faixa etária

Faixa etária
Sala
3 e 4  anos                                   
Maternal
5 e 6  anos
Jardim de Infância 
7 e 8  anos
Primários
9 e 10  anos
Juniores
11 e 12  anos
Pré-adolescentes

5 – CLASSES DE PAIS

O dirigente da EBD indicará professores que já trabalham com as classes de adultos para assumir esta classe.

 6 – EQUIPES DE TRABALHO

- Direção  ( Dirigente e vice do Círculo de Oração Infantil)
- Recepcionistas
- Equipe de Cozinha
- Limpeza
- Louvor
- Professores
- Auxiliar do professor
- Material de Primeiros Socorro
- Segurança

LIÇÕES BÍBLICAS


                       1° Dia – O REI JOÁS
                     Texto Bíblico: II Reis Cap. 11 e 12.
                     Leitura Bíblica: “Alegrei-me quando me disseram:  vamos à Casa 
do Senhor !”  Salmos 122:1.  

                                  Momento Missionário: País em foco (SOMÁLIA)
Metodologia: Repórter Missionário
Dois personagens:
- Repórter: uma irmã ou uma jovem
- Samira: uma criança

Vamos iniciar a dinâmica.
 Repórter:  A paz do Senhor a todos, estamos iniciando neste momento o programa E.B.F Missionária, e para participar da entrevista de hoje foi convidada uma menina que lhes falará sobre um país que precisa muito de Jesus, Vamos receber Samira da Somália. A paz do Senhor Samira, obrigada por ter vindo ao nosso programa, fale um pouco sobre você e sua família que vive na Somália.
Samira: A paz do Senhor para todos, obrigada pelo convite. Gostaria de dizer para vocês que moro em um país perseguido, isto significa que os crentes são ameaçados de morte, não podemos fazer muitas coisas que vocês fazem aqui.
Repórter: Que tristeza Samira, mas só você é crente em sua casa?
Samira: Não, eu e minha família aceitamos a Jesus, mas antes éramos do islamismo.
Repórter:  Quem falou de Jesus para você?
Samira: Foi a tia Nájila, ela é professora de crianças e nos ensina a Palavra de Deus.
Repórter: Vocês podem estudar a bíblia livremente na Somália?
Samira: Claro que não, um dia eu estava estudando a bíblia com meus amigos na casa da professora  Nájila. Ela conseguiu algumas bíblias para nós, quando de repente, ouvimos um barulho, eram os mulçumanos invadindo a casa. Não tivemos tempo de esconder as bíblias e o pior aconteceu.
Repórter: Mas o que aconteceu? Vocês se machucaram?
Samira: Aqueles homens maus pegaram nossa professora pelo braço e a arrastaram para bem longe, depois de muito tempo a achamos desmaiada e ferida. Levaram também nossas bíblias para destruí-las. Graças a Deus a tia Nájila ficou bem, mas sofremos muito com a perseguição.
Repórter: Viram crianças, aqui no Brasil, podemos vir a igreja, louvar a Deus e dizer a todo mundo que Jesus é o nosso REI, lá na Somália não, as crianças sofrem muito porque são crentes.  Então vamos todos agora orar pela Somália. Vamos orar para Deus continuar protegendo os crentes que vivem neste país, vamos pedir que Jesus reine nos corações daquele povo, assim como reina no nosso.
(depois da oração)
Repórter: O nosso programa chegou ao final agradecemos a presença de Samira e de todos vocês.  Fiquem todos na Paz do Senhor!

Reflexão: Na história Bíblica de hoje aprendemos que Joás consertou o templo para as pessoas irem adorar a Deus, então vamos orar para que muitos templos sejam construídos na Somália, assim as crianças e suas famílias poderão ouvir falar do nosso REI Jesus!



2° Dia – O REI DAVI

   Texto Bíblico: I Samuel 17: 1 – 51.
       Leitura Bíblica: “Ainda que a guerra se levantasse contra mim. Nele confiarei”. Salmos 27:3b

       Momento Missionário: País em foco (IRAQUE)


Metodologia: Viagem Missionária
Uma personagem: Uma jovem para ser a aeromoça
 Vamos iniciar a dinâmica.

Aeromoça: Senhores passageiros queiram por favor colocar seus cintos de segurança, pois iremos decolar. Nosso destino é sobrevoar o Iraque, mas enquanto estivermos viajando falarei um pouco deste país para vocês.  O Iraque fica em um lugar muito longe daqui, lá mora um menino chamado Murat.  Murat nos contou que um dia acordou com um barulho muito forte, era uma explosão de bomba. Quando ele olhou pela janela viu o carro de seu pai pegando fogo.  Homens maus colocaram uma bomba no carro de seu pai e quando ele ligou o carro, explodiu tudo!
Sabe porque fizeram isto com o pai de Murat?  Porque ele era crente.  Neste país os crentes são perseguidos, as crianças não podem ir a igreja, as poucas igrejas que existem, quando são descobertas logo os homens maus tratam de destruí-las. Imaginem crianças que agora estamos sobrevoando o Iraque. Fechem os olhos e comecem a pensar nas crianças que vivem aqui, como eles gostariam de ouvir falar de Jesus, mas não podem. Abram  os olhos, estamos voltando para o Brasil e vamos aterrissar. Que bom!  Estamos em solo brasileiro. Agora vamos ficar todos de pé e vamos orar pelas crianças e famílias do Iraque, aquelas pessoas precisam de Jesus.

Reflexão: Assim como Davi teve que vencer um gigante para garantir a vitória do seu povo, Deus quer usar cada um de nós para vencermos o gigante da perseguição à igreja missionária.
Quando oramos por Missões estamos lutando contra o diabo, com a arma da oração e da nossa fé. Falem do amor de Jesus para seus amigos, pois aqui no Brasil somos livres para isto.



3° Dia – A RAINHA ESTER

  Texto Bíblico: Ester Cap. 1 à 6
Leitura Bíblica: “Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro Deus além de Ti, de um Deus que faz coisas assim em favor dos que confiam nele”. Isaías 64:4

  Será confeccionado um baú ou uma caixa surpresa onde serão colocados os objetos, a medida que for contando a história é mostrado o objeto, ao final as crianças terão que falar o nome da personagem principal da história que é a rainha Ester.

OBJETOS:
Correntes: O povo judeu tinha sido deportado de Jerusalém para a Pérsia.
Coroa: o rei Assuero
Anel: o anel selava o decreto do rei
Carta: foram enviadas cartas anunciando o decreto do rei
Manto: quando Ester foi se apresentar ao rei
Cetro: quando o rei inclina para Ester autorizando a sua presença
Bandeja: quando Ester convida o rei para um banquete.

 Momento Missionário: País em foco (MARROCOS)
  
Metodologia: Mensagem Missionária
Mensageiro ou Arauto: Um jovem

O mensageiro entra gritando:  Mensagem do Rei!  Mensagem do Rei!
E começa a ler.

“Queridas crianças, amo vocês!  Gostaria que vocês colaborassem com a salvação de muitas crianças que vivem no Marrocos. Vou falar para vocês um pouco deste país.  O Marrocos é um país que tem como rei Mohammmed VI, mas este rei e todo o seu povo não querem me aceitar como Salvador.  Lá mora uma menina chamada Lina, ela me aceitou como Salvador porque achou uma bíblia no quarto de um hotel francês, logo depois evangelizou sua irmã que também me aceitou como Salvador. Porém crianças, vocês precisam orar, pois Lina e sua irmã não podem dizer que são crentes, pois se disserem serão expulsas da escola e serão rejeitadas por todos da cidade.  No Marrocos é difícil chegar bíblias e há poucos missionários.
Orem pelas pessoas do Marrocos, traga sua oferta para missões. Ore para que os missionários que lá estão possam continuar firmes pregando o evangelho. Peça a Deus para que outros desejem evangelizar aquele país.  O Marrocos precisa de salvação. Eu quero reinar no coração daquele povo. Conto com vocês!

   Com carinho, aguardo vocês no céu.

     SEU SALVADOR JESUS!!!


 Reflexão: Aprendemos hoje na história de Ester que um homem mau queria destruir o povo de Deus.  Vimos agora no momento missionário que ainda existem homens maus que querem matar o povo de Deus. Então crianças, assim como Deus usou Ester para orar e falar pelo seu povo, Ele quer usar cada um de nós para orarmos pelas pessoas que sofrem perseguições e pelas vidas que ainda não conhecem a Jesus, afim de que sejam salvas.

CÂNTICOS
Hino Oficial - Venha comigo (Mara Maravilha)

Hino do 1º dia -  A oferta da viuvinha

Hino do 2º dia - Davizinho

Hino do 3º dia - A rainha Ester (Garotada Feliz)


Minha Oração

Herança de Deus- Eliane Silva

http://www.4shared.com/mp3/42zlTUQQ/file.html


Sugestões de DECORAÇÃO






Davi

Rainha Ester

Outras decorações











Material reciclado...


CRACHÁS E DIPLOMA







HISTÓRIA PARA FANTOCHE: GUARDA O QUE TENS!

GUARDA O QUE TENS PRA QUE NINGUEM TOME A TUA COROA

MOROCA: ai, colega! Tudo bem por aí? Não tenho visto você no pedaço!
LILI: É, eu andei viajando com os meus pais.
MOROCA: Isso é que é vida, hein! Viver viajando por aí'
LILI: Eu tive que visitar minha vovó que está muito enferma.
MOROCA: A coroa está batendo as botas?
LILI: Não! Graças a Deus, não! E nem fala assim da minha querida avó. "
MOROCA: Lili, hoje eu olhei no espelho e vi bem um fiapo de barba no meu rosto. Jâ estou virando um homem.
LILI: Que é isso, Moroca? Você é uma criança! Barba só quando você estiver com os seus dezoito anos. Aí não tem nada. Não estou vendo nada aí!
MOROCA: Você é uma criança, Lili, e não entende de nada. Eu estou até aprendendo a fumar e a beber. Estou ficando esperto. Meus amigos estão me ensinando. hoje eu catei um dinheirinho escondido para comprar um maço só para mim.
LILI: Moroca, não acredito que tudo isso está acontecendo com você! Seus pais estão sabendo disso?
MOROCA: É claro que não, né Lili, se eles soubessem teriam me colocado no colégio interno.
LILI: Moroca, estou triste por você estar se envolvendo com más companhias.
MOROCA: Más companhias! Ora essa, Lili, meus colegas são maneiros. Eles estão me ensinando um monte de coisas legais.
LILI: Estão lhe ensinando um monte de coisas erradas levando-o para o mau caminho, e você precisa tomar cuidado.
MOROCA: Que nada!
LILI: Moroca, hoje vim conversando com a minha mãe, e ela veio me preparando caso a minha avó viesse a morrer.
MOROCA: Preparando? Como, Lili?
LILI: Ela me falou que Deus a qualquer momento pode pedir a nossa vida, e não só a de pessoas idosas. Deus pode pedir a vida de crianças também.
MOROCA: Puxa! Sai pra lá com essa conversa de morte, Lili, cruz credo. Eu, hein!
LILI: É, Moroca, e você precisa ficar sabendo também o que ela me explicou. Ela disse que não precisamos ter medo da morte.
MOROCA: Eu tenho um medo!
LILI: Não precisamos ter medo, mas apenas escolher o lugar pra onde queremos ir.
MOROCA: Só há dois lugares?
LILI: E, o céu ou o inferno, e precisamos escolher. Só vai para o céu aqueles que aceitarem Jesus como seu Salvador e reconhecer que Ele é o único que pode perdoar os nossos pecados e nos levar para o céu.
MOROCA: Então é fácil! É só aceitar Jesus, ora essa, aí eu vou pro céu.
LILI: Moroca, você está pensando que lá no céu pode entrar de qualquer maneira? Pecado não vai entrar no céu, e você está cheio de pecado.
MOROCA: Pecado, eeeuuuuu?!
LILI: É pecado, sim. Você não está enxergando as coisas erradas que está fazendo.
MOROCA: O que estou fazendo?
LILI: Você disse que catou um dinheirinho escondido de sua mãe. Está roubando, isso é pecado. Você falou que está fumando e bebendo. Está se viciando, tornando-se escravo do cigarro e da bebida. Tudo isso é pecado, e não vai entrar no céu.
MOROCA: Caramba, Lili, não é que você tem razão? Eu nem tinha pensado nisso.
LILI: Moroca, as pessoas que estão lhe ensinando essas coisas erradas não são seus amigos. Estão iguais ao diabo no tempo de Adão e Eva que fez com que eles comessem o fruto do conhecimento do bem e do mal e pecassem contra Deus. Eles estão tentando levar você para o abismo. As pessoas podem não ver tudo o que fazemos, mas Jesus tudo vê.
MOROCA: É mesmo, voce tem razão. Eu não tinha pensado nisso.
LILI: Se Deus pedisse a sua vida hoje, você estaria preparado para morar com Jesus?
MOROCA: Deus me livre! Ele não pode me chamar agora não. Estou cheio de pecado.
LILI: Então, Moroca, você precisa se preparar. Não pode deixar que alguém tome a sua coroa e o tire da presença de Deus.
MOROCA: Puxa, vou pedir perdão a Deus por meus pecados. Quero estar preparado para subir com Jesus Obrigada, Lili, por ter me ensinado tudo isso. Vou me preparar agora. Vou ser mais esperto.
LILI: o mais esperto é aquele que não se deixa levar por conversas erradas de más companhias. O mais esperto é aquele que está sempre atento e não deixa ninguém tirar a sua coroa. Está preparado e certo da salvação?






Lembrancinhas






Molde de coroas

Podem ser feitas em cartolina já na cor desejada ou então em EVA



























Um comentário:

Unknown disse...

Amei tudo que DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A Voce .